Projetos de Pesquisa em Andamento

Geografia e Gênero: a modernidade técnico-científica na agricultura canavieira da macroarea de Ribeirão Preto – SP eliminou boa parte da atividade de homens e mulheres no trabalho do corte de cana. Pergunta-se, para onde foram e o que fazem?
Descrição: O objetivo geral deste projeto será demonstrar para onde foram e o que fazem hoje os homens e as mulheres que em boa parte foram eliminados do eito com a intensificação da modernidade técnico-científica e informacional da agricultura canavieira na macroáreea de Ribeirão Pretos – SP.

Coordenadora: Rosa Ester Rossini

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Bolsa de Produtividade em Pesquisa para o período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2025
​​​​​​​

The Scalarity of Development: Geographic Dialogues between São Paulo and Berlin.​​​​​​​
Descrição: This proposal explores the scale dimension (or scalarity) of development. The project aims to explore two key questions: (1) What are the challenges of conceptualizing regional development in the context of an advanced emerging economy (Brazil) and a developed economy (Germany)?; (2) How can education by means of teacher training better responde to contextualizing regional development within the sustainable development framework?
Coordenação: Péter Bagoly-Simó (Humboldt-Universität zu Berlin) e Mónica Arroyo (USP).
Edital USP-AUCANI 987/2019, que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Humboldt-Universität zu Berlin (HU). Período: outubro 2019 – outubro 2021.

Formação socioespacial, circuitos espaciais produtivos e a regulação híbrida do Complexo Industrial da Saúde no Brasil

Descrição: Trata-se de uma investigação que visa compreender o complexo industrial da saúde no Brasil e os agentes responsáveis pela sua regulação segundo a perspectiva que vimos desenvolvendo desde 2005 que denominamos "regulação híbrida do território" em que se considera a ação do Estado, das corporações transnacionais e das organizações de solidariedade (sindicatos patronais e de trabalhadores, movimentos sociais, Ongs nacionais e internacionais entre outras formas de organização social).
Coordenador: Ricardo Mendes Antas Jr

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Bolsa de Produtividade em Pesquisa para o período de março de 2018 a fevereiro de 2021

As grandes empresas farmacêuticas do complexo industrial da saúde brasileiro: análise do intercâmbio dos fluxos de produtos, capitais e informações entre Brasil e França

Descrição: Analisar os fluxos de insumos produtivos, produtos acabados, capitais e informações das grandes firmas farmacêuticas que controlam o complexo industrial da saúde presentes no Brasil e na França, considerando as trocas realizadas entre as empresas e identificando aquelas que guardam relações de propriedade (mesma marca ou marca incorporada), de modo a verificar se a divisão territorial do trabalho na realização de uma mesma mercadoria associa diferentes formações socioespaciais configurando um processo produtivo que se dá em escala global. A partir de tal análise, identificar quais são as grandes cidades e regiões metropolitanas mais importantes que atuam como nós da rede formada por tais fluxos. A empresa Sanofi foi selecionada para analisarmos determinadas características dos fluxos de exportação e importação de insumos para produção de medicamentos.

Coordenador: Ricardo Mendes Antas Jr

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

2018 - Atual

​​​​​​​Heterotopias da política moderna: espaços da guerra cultural

Descrição: A expressão “guerras culturais” (culture wars) tem sido utilizada nas ciências sociais a pelo menos 30 anos em referência a uma série de conflitos entre valores conservadores e valores liberais no contexto das sociedades modernas. Falar em guerras culturais no século XXI induz a compreensão de que os conflitos se projetam em espaços que ultrapassam os limites da vida social.

Coordenador: Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde

2018 - Atual